Turísmo


Pontos Turísticos


Max - Museu de Arqueologia de Xingó
Localizado no município de Canindé de São Francisco/SE, ao lado do Instituto Xingó, o Museu é bem projetado e com ótimo acervo, apresentando também exposições temporárias.  Após diversas pesquisas, coletas e levantamentos, o MAX foi então inaugurado em 2000 com apoio da Chesf e Petrobras.
O museu conta com um acervo arqueológico de 55 mil peças, entre elas 200 esqueletos humanos. Parte deste material está exposto no museu e, com o auxílio de painéis, maquetes e réplicas vai sendo contada um pouco da história das migrações e o cotidiano daqueles que habitavam a área do baixo São Francisco há 9 mil anos antes do presente.
Algumas obras de arte dão ainda uma beleza especial ao local: a escultura “Asa do Tempo” e um painel do artista sergipano Bené Santana na entrada do museu e outros dois painéis do também artista plástico sergipano Elias Santos. 



O museu cobra uma taxa de acesso de R$ 3,00. A visita ao MAX não pode ficar de fora do roteiro. Funciona de quarta a domingo, das 9h00min às 16h30min.

Usina Hidroelétrica de Xingó

Entre os Estados de AL e SE, compreendendo os municípios de Piranhas/AL e Canindé de São Francisco/SE, está localizado um dos maiores e um dos mais modernos Complexos Hidroelétricos do mundo. Hoje, a UHE - Xingó é a 2ª maior hidroelétrica do país e a 6ª do mundo. Construída pela CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), através de um investimento de cerca de 3,7 bilhões de dólares, fez surgir um lago com 60 km² de extensão, com capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos de água. A capacidade geradora da usina é de 3 milhões de quilowatts, com 6 unidades geradoras instaladas , cujo potencial de energia é de 500 KW cada.A Usina funciona de terça a domingo, das 8h às 11h e das 14h às 17, com acesso pelo Centro de Recepção de Visitantes.Para conhecer a Usina é ideal antes entrar em contato com algumas das agências de turismo receptivo de Canindé e seguir acompanhado por um agente turístico.




Passeio no Cânion do Xingó
Com a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó no Rio São Francisco, deu-se origem a um cânion, formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros. O visual é muito bonito, com rochas de granito avermelhado e cinza na encosta, além das diferentes espécies de aves e répteis na caatinga, vegetação do local. Há possibilidade de fazer passeios de lancha, escuna e catamarã (veleiro de dois cascos) por um labirinto para admirar o local.















Gruta do Talhado

A gruta recebeu seu nome por suas paredes que parecem ter sido talhadas à mão. Os paredões enormes com rochas areníticas têm diversas formas e um visual muito bonito. O local é próprio para banho e mergulho, além de ter um santuário para São Francisco.



Fazenda Mundo Novo

A Fazenda conta com diversas trilhas e sítios arqueológicos, todos em perfeito estado de preservação e harmonia com a natureza intocada da paisagem da caatinga sertaneja. Nos sítios arqueológicos, estudados pela equipe da Universidade Federal de Sergipe em conjunto com o MAX, foram construídas passarelas de proteção aos registros gráficos, datados pelos arqueólogos com até 9000 anos AP (antes do presente). A caminhada ecológica é bastante agradável, já que os amantes do turismo de aventura poderão conhecer as maravilhas da caatinga, além de quatro sítios arqueológicos: Sítio do João, Sítio Patrocina, Sítio Josefina e Sítio do Cândido. Os aventureiros poderão desfrutar das principais trilhas ecológicas que a Fazenda dispõe, dentre as quais destacamos: Trilha dos Veados, Trilha dos Craibeiros e Trilha do Alto do Céu.




Vale dos Mestres
A 30 quilômetros da sede do município, próximo ao povoado de Curituba, inicia-se uma caminhada de aproximadamente duas horas, desde um riacho seco até os paredões de rocha arenítica com pinturas e gravuras rupestres de três mil anos.

Rota do Cangaço
A trilha tem aproximadamente 680 m, saindo do Sítio Duas Irmãs. É uma trilha bem conservada. A Grota, que está localizada num vale às margens de um riacho temporário, é um abrigo encravado numa formação rochosa. O local destaca-se por ser onde Lampião, Maria Bonita e cangaceiros foram mortos. O passeio é a bordo do catamarã Pomonga, administrado pelo Xingó Parque Hotel ou em embarcações regionais. A trilha foi idealizada pelo turismólogo Jairo Oliveira e pode ser complementada com uma visita a cidade histórica de Piranhas (AL), onde é possível visitar a Lapinha do Sertão, o Centro de Artesanato e o Museu do Sertão. Ao chegar no Restaurante Angico o turista pode solicitar o seu almoço regional e seguir pela trilha até ao local onde fica a Grota de Angico, já no município de Poço Redondo(SE) e registrar o ponto exato onde Lampião, Maria Bonita e seus nove companheiros foram mortos. No retorno desfrute das delícias do Restaurante Angico embaixo de uma das mangueiras e não deixe de mergulhar nas águas do rio São Francisco.



















Turismo / Ecoturismo: Está localizada em Canindé de São Francisco a Usina Hidrelétrica de Xingó, onde acontecem visitas monitoradas, e também o Cânion de Xingó (ou Cânion do Talhado) onde se chega através de navegação pelo Rio São Francisco.
Atividades de ecoturismo: Canoagem, Mergulho, Rapel, Trekking 




0 comentários:

Copyright © 2012 Em Canindé.